Gurias, se tivermos liberdade para escolher o tema do projeto, penso que deva ser relacionado a educação - a vivência. Assim nos propiciará um melhor rendimento e atualização. Algo bem escola e direto. Ana Lúcia
Colegas, peço desculpas pela minha ausência, mas estou numa briga terrível agora com a Claro, pois o meu modem não está funcionando. Sinceramente, não consegui pensar em nada que me despertasse juita curiosidade, a não ser a tal Gripe Suína.
Beijos, Ana Cláudia
Gurias estou queimando meus neurônios para chegar a minha curiosidade,mas ainda não cheguei lá,estava pensando acho que estamos melhores nos PAs,pois no 1º não achamos esta dificuldade,talvez agora pensamos em questões realmente que nos instigam,mas vamos achar tenho certeza,pelo menos eu stou mais madura em PA...Alexandra
Gurias andei pensando na questão da Ana ,será que não seria interessante desenvolvermos nosso PA,não somente com a gripe suína,mas com as principais epidemias que atingiram o mundo,o país ,o Estado,Alvorada,já pensaram poderíamos fazer uma pesquisa junto a Sec da Saúde local....gosto de questões ligadas à saúde,o que acham???Alê
Gurias sinceramente ainda não consegui pensar em nada que me motivasse a estudar, já queimei meus neurônios e nada. Aliás já estou surtando com tanta coisa pra fazer. Quando tiver alguma ideia boa volto aqui. BJSS!!!
Aliás algo que sempre quis saber e nunca tive tempo para me aprofundar é sobre dislexia e autismo, mas acho que já são temas muito abordados né?
Adriana
Adri mas se é teu interesse.......cada um aborde de um jeito.Quem sabes formula uma questão norteadora,depois o grupo decide entre os temas.Alê
Adri, acho que é um tema já apresentado na mídia, mas olhando nossos alunos tenho certeza que teremos um povo bem legal para esclarecermos. E conseguir auxiliar alguns de nossos problemas lá da escola. Quem sabe até uma reunião com os pais? Ah, é um tema bem escola e direto, teremos muito a pesquisar, acredito que não estamos bem cientes e direto por que a nossa clientela nos fornecerá uma boa pesquisa. Ana Lúcia
Gurias estive afastada por um tempo e não fui a aula presencial porque estou em lida com a Lu de novo,na 4ª feira foi a consulta dela e seu peso está preocupando a equipe,querem colocar uma sonda nela,pois é,é claro que não vou deixar isto acontecer,estou numa nova intensiva de comida e coquetéis anabolizantes,pobre estômago da Lu,mas vamos vencer...então o PEAD passou para um plano não tão vital para mim,entendem né????mas assim que possível e com a cabeça melhor volto a colaborar com o grupo,bjs Alexandra.
Alê, acredito que mesmo tendo uns probleminhas com a Lu, não teras dificuldades para acrescentar tua opinião ao nosso PA. Sempre teviste boas idéias. Vale quando tiver tempo passar por aqui e dar tua contribuição. Espero que consiga o melhor para a Lu, confia que teras o melhor. Ana Lúcia
Brigada Veleda,gurias o crack é uma epidemia?,vamos cuidar para não desviar do assunto novamente.
Alê a Ana Claudia já havia falado que gostaria de fazer sobre o crack, precisamos agora definir isso para a construção do mapa conceitual. Ana Lúcia
Gurias acho que focarmos a epidemia relacionada com o uso de drogas seria bem interessante, teríamos muitos dados para aprofundar no municipio de Alvorada.
Adriana
Colegas entrei lá no Cmap tools e abri um mapa para cada uma de nós com nossos nomes e um do grupo. me prontifico a montar o mapa do grupo. Então montem os seus para que eu possa editar o do grupo e postar aqui no PA. OK?
Adriana
Gurias vamos definir o assunto???senão como faremos o maps???Alê
Gurias tomei a liberdade de mexer nas dúvidas e certezas,só assim dá para fazer o mapa,bjs
Colegas pelo que pude perceber todas concordaram em fazer o PA sobre epidemia social. Então iniciei a listagem de conceitos para que possamos fazer os mapas. Deem uma olhada lá e vejam o que acham. Dúvidas e Certezas BJU!!
Adriana
CANSEI!!!!!
Gurias adoro fazer os mapas, mas esquenta os miolos fazendo né? Fiquei mais de uma hora fazendo mas consegui terminar o meu, entrem lá e deem uma olhadinha, acho que ficou bom. AH! Fiz só com os conceitos sobre epidemia social.
Adriana
OBS: Profª Bea se puder dar uma olhadinha lá eu agradeço.
Olhem só que interessante.
Estava agora aqui escrevendo quando ouvi uma matéria que passava na Record sobre um homem que foi preso hoje (25.05) em Alvorada com uma pedra de 2 K de crack que viraria 1.300 pedrinhas que seriam vendidas no municipio. E vejam só: o homem portava uma pistola de uso exclusivo da policia.
Adriana
Gurias, li os comentários da Bea e acho que ela tem razão: estamos falando só do crack, então nosso foco não é somente epidemia e sim a questão do crack no municipio de Alvorada, que também não deixa de ser uma epidemia. Temos que cuidar para não perder o foco como aconteceu no outro PA. Achei ótima a ideia que ela deu sobre a questão norteadora.
Como o governo de Alvorada encara o problema de crack em seu município?
Então agora pelo que entendi temos que modificar as dúvidas e certezas, se é que vamos realmente tomar o rumo do crack. O que acham? Por mim tudo ok!
Adriana
Gurias hoje começa a campanha da RBS Crack nem pensar,colocarei os endereços desta na side bar.Alexandra
Gurias preciso que vocês terminem os mapas individuais para que eu possa montar o do grupo, já passou a data, estamos atrasadas. Eu já terminei o meu, vi que a Ana Lúcia já atualizou o dela e o da Alexandra também ficou muito bom. Estou esperando o da Ana Cláudia.
Aliás não entendi bem, devemos montar cada uma um mapa para depois entrarmos em consenso e montar o do grupo ou temos que escolher um dos nossos para postar aqui no wiki. Alguém sabe?
Adriana
Adri, acredito que devemos pegar os 4 mapas e montar um utilizando todos os conceitos. Ana Lúcia.
Gurias montei o mapa e já publiquei na página.Fiz uma mistura de todos os mapas que fizemos. Passem lá e vejam se ficou bom. BJS!!!!
Adriana
Gurias estive conversando com uma colega sobre o assunto das drogas, quando ela sentou e iniciou uma conversa sobre o problema na escola que trabalha a noite. Então, pedi para realizar com ela um depoimento sobre o envolvimento de alunos com as drogas, ela topou. Vou preparar uma entrevista para aplicar. Ana Lúcia.
Gurias a Ana Lúcia esteve aqui em casa hoja para vermos as dúvidas e as ceteazs e para combinarmos as novas ações. Nós conversamnos e achamos que não devemos mais mudar as dúvidas e certezas porque o mapa foi feito em cima delas, se ficarmos mudando toda hora vamos perder o ínicio do trabalho. Então abrimos outro quadro (2) para colocarmos depois a nova etapa. O que acham?
Adriana
Gurias segui a ideia da Daiane e tirei a borda dos verbos no mapa. Além disso tirei os conceitos organismo e gastos. Agora o mapa está de acordo com as duv e cert 1. Ficou bem legal agora!
Gurias sei que ainda não é a hora de coletar informações,mas hoje no JA falaram sobre o crack em Alvorada,vou registrar,Alê
Gurias, tenho acompanhado as notícias sobre o crack todos os dias na mídia e, acho que tem muita informação. Também andei lendo as OBSERVAÇÕES da Bea sobre a questão norteadora, vocês viram? Só estou preocupada que não tem nada na mídia sobre Alvorada. Ouvi uma pessoa do governo que me passou que o município investe para que não sejam passadas estas informações para a mídia. Vocês já ouviram algo parecido?
(Gurias, ainda estou sem internet. Está fazendo 2 meses que o modem foi para o conserto e ainda não retornou. Agora entrei com ação judicial.)
Ana Cláudia
Ninha não sei desta informação ,mas os dados que escrevi sobre Alvorada assisti no Jornal do Almoço,bjs Alê
Gurias abri uma página com um vídeo que achei na internet sobre o crack. É uma parte de um programa do Fantástico da Rede Globo. Achei bem interessante, e como a Bea sugeriu, achei boa a ideia.
Também como sugestão da Bea abri uma pág de links interessantes e coloquei os links da campanha da RBS e tirei da side bar. Pelo que entendi era isso.
***Viu Alexandra não apaguei somente transferi de lugar por sugestão da Bea. Não fica brava!!!!! BJS!!
Adriana
Ótimo Adri,é bem diferente construirmos juntas do que escrever eu fiz um apanhadão,bjsAlê Pelo que entendi agora temos que construir um texto e não colar é isto???Adri não consegui abrir o vídeo....
Gurias abri uma página com informações sobre o crack, como este não é o nosso foco, fiz um copia e cola de outros sites que encontrei na internet, só como informação complementar.
Adriana
Alexandra não vou entrar nesta discussão contigo novamente, achei que já estava tudo explicado, mas pelo visto não está. No entanto estou com minha consciência tranquila. Então pra mim, assunto encerrado!!!
Quanto ao texto ainda precisamos coletar mais dados: afinal a secretaria da saúde não tem nada sobre o crack, mas através da SMED são realizados projetos nas escolas. Onde trabalho temos o PROERD há vários anos com as 4ª séries com a questão da violência, mas principalmente sobre drogas, e no ano passado nós professores fizemos um curso com duração de 40h com a OSC Educativa que tem parceria com a UNESCO, a SMED e a SMS de Alvorada, sobre sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e drogas, incluindo o crack. Os orientadores da OSC também trabalharam o ano todo com os alunos de 5ª a 8ª série. Já pesquisei sobre ela na internet pois perdi o contato. Vou colocar o que achei sobre a OSC Educativa nos mat interessantes, depois nós vemos o que fazer com este material.
Quanto ao vídeo o meu também não funcionou, acho que as gurias não gravaram no meu, pois ele está vazio.
bjs!!!
Adriana
Gurias, só para título de informação estou "colando" aqui neste espaço uma notícia que saiu em uma reportagem no dia 15/06 e, achei bem interessante. Acho que podemos buscar mais informações. Espero que não achem que estou tentando plagiar algo, só informando. A notícia encontra-se em umapágina da Assembleia Legislativa denominada NOTICIAS, assim: http://www.al.rs.gov.br/ag/NOTICIAS.ASP?txtIDMATERIA=228653&txtIdTipoMateria=3
Acho quwe é mais um norte para nosso trabalho.
Abraços, Ana Cláudia
Adri para mim já está mais do que encerrado o assunto,não entendi o porque levantaste ele novamente no teu comentário anterior??(parece que para ti não está tão encerrado assim???),sabes que sou uma pessoa que não faço questão de estar em evidências...sabes bem disto... não sei porque sempre falas que mexeste em algo e que não é para eu ficar zangada,parece deboche,já não estou mais neste estágio de desenvolvimento,ou seja,"criancice",não gosto de competições,gosto é de construções ,desculpa se sou reta e direta,mas acredito que divergências produzem crescimento,bjsAlê.Agora chega né,quando alterares algo,não precisa me evidenciar,mas alterar... não assumir toda a construção(brincadeirinha)!!???
ANA ACHEI LEGAL TUA INFORMAÇÃO,ACHO QUE TEMOS QUE CONSTRUIR UM TEXTO COLABORATIVO,foi isto que entendi na presencial.?Alê
Gurias tentei começar um texto,mas confesso que está difícil,não sei se entendi bem,mas temos que respoder sobre como o município encara e atua sobre a epidemia do crack,e o que temos até agora é pouco...mas está lá minha produção,podem entrar...alterar...mexer...remexer...deletar ...ou o que quiserem...acho que teremos que redirecionar as pesquisas...sei lá estou preocupada com o portifólio,1000 bjs a todasAlê
Colegas, no sábado conversei com a Secretária de Educaçã, pois ela cahou bem interessante o trabalho que o SEJA desenvolveu sobre drogadição e me colocou que tem um rapaz na Smed, o Nunes, que tem muitas informações sobre o crack em Alvorada. Já entrei em contato com ele e estou aguardando respostas, que chegaram até quarta feira. Passo elas assim que recebê-las. Já ia esquecendo, vcs chegaram ler as notícias que coloquei na última msgm?
Bjkas, Kaká
Ana Claúdia, muito boa tua informação, podemos criar uma página com ela. Ana Lúcia, bjus
Gurias consegui fazer algumas coisas hoje, pois ontem não conseguia editar nada aqui no wiki. Amanhã vou postar mais uns materiais que consegui do Proerd. BJS!!
Adriana
Meninas acho que nosso 1º texto está ficando bom,mas estou preocupada em direcionar ele para a questão do PA,como faremos para registrar informações oficiais da administração,acho que ficaria legal anexarmos uma entrevista com alguém ,mas não sei como conseguir isto,não conheço ninguém da administração e agendar acho que está em cima da hora,poderíamos entrevistar alguém da BPM,sec de Saúde,o que acham,alguém tem idéia,bjs Alê
Gurias acho que o nosso texto está excelente, no entanto ainda precisamos concluir a resposta da questão norteadora, pelo menos um pouco. Conversando com a Ana Lúcia, nós concluimos que a prefeitura de certa forma realiza trabalhos no combate, ao menos no sentido de educar contra o crack, no entanto o que ela faz e montar parecerias em campanhas educativas, afilnal tudo deve passar pelo governo antes de ser colocada em pratica, como no caso do PROERD, das ONGS, da cavalgada, as palestras. Então o governo apoia todos mas não toma iniciativa pr´pria, com verbas públicas. O que voces acham?
Ana Cláudia, modifiquei tua postagem como depoimento, pois tu escreveu na primeira pessoa, e o texto é coletivo, então ficou estranho. mAS NÃO MUDEI O QUE TU ESCREVEU. OLHA LÁ E VE O QUE TU ACHA MNELHOR.
Outra coisa, como podemos colocar o titulo da pág, pois texto 1, acho que não ficou legal.
ps. desculpa os erros mas estou com a laura no colo,rsrsrs
ADRIANA
Adri, concordo contigo. Eu nem havia percebido que havia escrito na 1ª pessoa. Concordo com a questão do título. Eu li alguns comentários da Bea que foram para o email e fiquei bem contente. Embora tenhamos tido alguns contratempos, nós melhoramos bastante nosso PA neste semestre. Estou muito feliz com nosso grupo. Gurias, preciso muito agradecer a vocês pelo apoio nestes últimos meses, sem vocês não teria conseguido realizar nada. Estou um pouco emocionada esta semana, pois meu sogro faleu no domingo e também o padrinho do meu filho, no entanto, o que mais me deixou emocionada foram os comentários da Bea e o comentário da Marilene no meu porfólio. Embora estes contratempos dolorosos, fico muito feliz com estas coisas boas. Acho até que amo vocês.
Beijos, Ana Cláudia
Gurias coloquei os links que faltavam na side bar como a Bea pediu.
Eu já havia criado a página sobre a palestra organizada pela Stela, no entanto acabei não colocando o link direito lá na página do texto, por isso ela não aparecia. É o sono!!! rsrsrs Agora já está lá.
Adriana
Gurias, fiquei impressionada com o tema documentado no Profissão Reporter da última terça-feira. coloquei o link dos vídeos nos l"inks interessantes". Acho que é algo
mais a nos ajudar.
Abraços, Ana Cláudia
Gurias viram o prazo para o mapa 2????Fiquei apavorada...temos que concluir...abri a página para as dúvidas e certezas 2,já comecei a escrevê-las.Bjs Alê
Gurias, escrevi mais um pouco em nosso PA, espero que não se importem, mas achava que ainda estava faltando alguma coisa, então acrescentei algumas mais, lá na página do texto " Crack em Alvorada". Vejam se está de acordo com o que vcs pensam e, fiquem a vontade para mexer se for preciso.
Ps: Já são quase meia noite e não consigo mais raciocinar direito rsrsrs...
Abraços, Ana Cláudia
Gurias desculpem-me não vi que a Ninha tinha concluido nosso PA na página do texto 1(Crack em Alvorada)e abri outra página,então colei o texto da Ninha também,estava preocupada com a conclusão e entrei atropelando,bjs a todas e até amanhã-Alê
Comments (6)
Iris Elisabeth Tempel Costa said
at 10:59 pm on Apr 29, 2009
Ana e colegas, um projeto de aprendizagem sempre parte de uma curiosidade, formulada como uma questão. É importante levarem isso em consideração porque mais adiante vocês vão trabalhar com seus alunos. Assim, façam um esforço genuíno no sentido de pensarem sobre suas próprias curiosidades, no que instiga e intriga cada uma de vocês. Levantem questões e desta forma façam uma experiência semelhante a que as crianças vivenciarão. Elas são cheias de curiosidades, fazem perguntas incríveis, soltam a imaginação e não têm preocupações "utilitaristas".
Lendo o que colocaste, fiquei pensando: o que é bem escola e direto? Abra@os
Beatriz Magdalena said
at 8:52 pm on May 25, 2009
Gurias, pelo jeito estão a mil. Adriana adorei qdo falas em epidemia social porque foi bem isso que coloquei em outra pg. Foi ótimo encontrar esse conceito aqui. Já vou lá olhar os mapas.
Um abraço
Bea
Beatriz Magdalena said
at 9:05 pm on May 25, 2009
Gurias, estive nos mapas e deixei recadinhos. O da Adriana está muito bom e o da Alê ainda precisa ser mais trabalhado. A Ana Claudia ainda não fez o dela e ao da Ana Veleda está antigo. Gurias, TODAS precisam trabalhar no grupo, ajudando a encontrar as respostas.
Vamos aos mapas. Um abração
Bea
Beatriz Magdalena said
at 4:24 pm on Jun 16, 2009
Gurias amadas a interação e a troca entre vocês está excelente. Isso já é meio caminho andado. Vou olhar o restante do PA.
Um abração
Bea
Alexandra said
at 11:59 am on Jun 17, 2009
AI PROFE COMO É GOSTOSO LER "AMADAS",SAIBA QUE POR MINHA PARTE O CARINHO É RECIPROCO,BJS ALÊ
Beatriz Magdalena said
at 11:22 am on Jul 1, 2009
Nossa!! Desde o dia 17, o grupo trabalhou duro e forte!! Fiquei muito bem impressionada e gostaria de chamar atenção de como é importante estar registrado o que fazem. Como o orientador, colegas do grupo, leitores e avaliadores poderiam saber o que fazem? Por aqui temos ideia do desenvlvimento do processo do PA.
Um abração e vou ler as outras pg.
Bea
You don't have permission to comment on this page.